Conhecendo o Inferno para desejar o Céu - Lucas 16.19-31

30/11/2011 11:22

 

Essa é uma das Mensagens mais forte que já fiz e ministrei em todo o meu ministério.

 

Introdução:

Estou certo de que você já ouviu estas palavras ditas com irritação: "Vá para o inferno!", ou: "Que inferno!". Eu as ouço freqüentemente. Mas, será que percebemos o significado real desse lugar chamado Inferno? Você já parou alguma vez para pensar a respeito do inferno e do que significa estar lá?

Muitas pessoas têm diferentes opiniões sobre o inferno. Entretanto, opiniões não valem muito quando se trata do inferno. O que realmente importa é aquilo que Deus diz a respeito.

 

Como é o inferno?

1. O inferno é um lugar onde Deus não está – onde não há nenhum consolo ou bênçãos. A Bíblia o descreve como "trevas... [onde] haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 22.13; 25.30). Ela também nos diz: "O Diabo... foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre... e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 20.10).

2. O inferno não foi preparado para nós, mas "para o Diabo e seus anjos (demônios)" (Mateus 25.41). Entretanto, a Bíblia diz que todos os que rejeitam a oferta de salvação e o perdão de Deus irão para lá (veja João 3.36). Podemos estar certos de que Deus não está tentando simplesmente assustar-nos. Ele está nos advertindo seriamente para evitarmos o inferno a qualquer custo!

3. Deus não nos deixa desinformados a respeito do que virá após a morte:

  • "...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9.27).
  • "Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão (Jesus) que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17.31).

 

Divisão:

A verdade básica é que a vida é mais do que simplesmente viver, e a morte é mais do que simplesmente morrer. A morte não é o fim de todas as coisas. Jesus nesse texto abre as cortinas e levanta a ponta do véu e nos mostra o que vem depois da morte: CÉU OU INFERNO.

 

Há muitas especulações sobre o que acontece depois da morte. Há um profundo mistério acerca da morte e milhões de pessoas buscam os terreiros de Umbanda, os médiuns para tentar falar com os mortos. Mas isto tudo é em vão. 

 

I - OS HOMENS NÃO GOSTAM DA DOUTRINA DO INFERNO.

  • É um lugar de tormento eterno.
  • É um lugar de trevas.
  • É um lugar de choro e ranger de dentes.
  • É um lugar onde o fogo não se apaga.
  • É um lugar onde o bicho não deixa de roer.
  • É um lugar de lembranças das oportunidades perdidas.
  • É o lugar de remorso acusador.
  • É lugar de separação eterna de Deus.

 

II - O HOMEM SEMPRE QUIS APAGAR AS CHAMAS DO INFERNO. SEMPRE QUIS ANULAR ESSA DOUTRINA. TENTA FAZER ISSO DE VÁRIAS FORMAS: 


1. Negando que haja uma coisa chamada pecado. Se não há pecado, não há necessidade de castigo para ele, nem necessidade de um Salvador. Mas o pecado acontece 24 horas por dia: crimes, assaltos, mentira, suborno... 

2. Achando que se existe um inferno, ele é aqui na terra mesmo. É o que estamos vivendo. Mas no inferno não vai ter igreja, não vai ter Bíblia, não vai ter música, louvor, alegria, vida, amor, arrependimento, flores, água, filhos de Deus. 

3. Reencarnação - v. 31

4. Purgatório - v. 26

5. Sono da alma ou aniquilamento - v. 23

6. Deus é bom demais para punir alguém. Não precisamos nos preocupar com o além. 

7. Andar tão ocupado que não tem tempo para pensar nas coisas eternas (aprisiona a alma nas grades das atividades).


TODAVIA, estas respostas e esses subterfúgios nem sempre aquietam a nossa voz interior. Nem a incredulidade nem o desprezo pode apagar as chamas do inferno. Elas permaneceram para sempre. 

 

A ira de Deus contra o pecado deve ser satisfeita em algum lugar, algum dia, de alguma forma. Quem mais falou sobre inferno foi Jesus. O inferno é uma realidade ou Jesus é um embusteiro (que usa de embuste; trapaceiro, impostor).

 

III – ANTES E DEPOIS DA MORTE

 

1.) Primeiro ato: O Lado terrestre da Vida – O que acontece nesse lado da morte.

 

  1. O homem rico (Narrar essa parte da vida)
  2. Lázaro (Narrar essa parte da vida)

Mais aqui vimos apenas um lado da história. Agora Jesus levanta a ponta do véu e mostra que a vida depois da morte é real, que Céu Inferno realmente existem. Mostra que a sepultura não é o seu ponto final.

 

2.) Segundo ato: O que acontece depois da morte.

No primeiro ato o lado terrestre de suas vidas, um deles era extremamente rico e o outro extremamente pobre. Um sentava-se a uma mesa farta, o outro jazia junto à porta do rico mendigando uma migalha. Um é atraente pela sua riqueza, o outro é repulsivo pela sua extrema miséria. Um andava empavonado em linho finíssimo, o outro cheio de trapos. Mas há diferenças nos homens que não aparecem nas roupas, nas casas, nas ocupações. 

Depois da morte, o contraste no destino destes dois homens continuou, mas a sua situação se inverteu. 

 

1. LÁZARO - Quando a cortina foi levantada depois da morte do pobre, vemos anjos, cheios de alegria em servir, carregando Lázaro para o céu.

No céu havia consolo, música, vestes brancas, coroas, harpas angelicais, delícias perpetuamente, a face de Jesus. NENHUM OLHO VIU... Oh! Quão cedo Lázaro se esqueceu dos seus andrajos, da fome, dos cães, das noites frias, e do homem rico que o deixou na miséria. Ele foi afinal confortado!

 

2. O HOMEM RICO – Aquele que viveu aqui sem Deus, depois da morte, abriu os olhos e estava no lar dos desesperados.

O mendigo repousou no Seio de Abraão. O rico não teve repouso nenhum, pois como é possível descansar no Inferno?

 

As pessoas gostam de crer que tudo vai bem e que todos estarão bem, tão logo morrem. Mas o fato persistente é que as identidades não se alteram com a morte. Não foi outro homem que se despertou na eternidade. Foi o mesmo. E despertou para saber que...

 

a) O inferno é um lugar de tormento - v. 23 

b) O inferno é um lugar de onde se vê o gozo do céu - v. 23b 

c) O inferno é um lugar onde não há consolo - v. 24,25 

d) O inferno é um lugar de onde não se pode sair - v. 26 

e) O inferno é um lugar onde o pedido de socorro não é atendido - v. 27 

f) O inferno é um lugar de lembranças amargas - v. 27,28

g) O inferno é um lugar de onde não se pode mais ajudar a família - v. 28-30. 


Não há poder que nos salve depois da morte. A grito TEM MISERICÓRDIA DE MIM obteve uma única resposta: FILHO LEMBRA-TE.

 

O abismo fora fixado. Os limites estabelecidos. O destino determinado. O QUE É A ETERNIDADE?

 

CONCLUSÃO


Homem não tem de fazer nada para ir para o inferno. Com suas virtudes e predicados morais, ele é um pecador perdido. Mesmo sendo religioso e honrado cidadão ele está condenado, se não crer em Jesus.

 

Não é preciso roubar, matar, adulterar. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 


Para ir para o céu é preciso NASCER DE NOVO. CRER EM CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR.

  • At 4.12 - E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
  • Jo 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
  • Jo 5.24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

 

Se você morrer agora, para onde vai a sua alma: para o céu ou para o inferno?

 

Pr. Wesley Lemos - Palmas/TO, 26/09/2010