Em busca do Reavivamento - Hc 3.2

23/11/2011 21:22

Introdução:

O mundo está passando por um triste momento histórico. As nações temem pela sua própria existência, a natureza foge completamente a lógica, os cientistas com toda sua cultura e aparatos já não conseguem mais satisfazer o anseio da humanidade e prometer-lhes paz e segurança. E em meio a esse verdadeiro turbilhão de coisas estamos nós, os cristão, que queiramos ou não somos direta ou indiretamente influenciados por esses acontecimentos. 

 

Disse Billy Graham “Em meio aos problemas sem fim que o mundo enfrenta, os cristãos estão estranhamente silenciosos e impotentes, quase vencidos pelas ondas do secularismo”. Mas os cristãos devem ser o “sal da terra” (Mt 5.13), protegendo o mundo em decadência de mais podridão. Eles devem ser a “luz do mundo” (Mt 5.14), iluminando a escuridão do que o pecado produz, servindo de guia para um mundo que se perdeu do caminho.” 

 

Mas ao invés disto o que temos visto hoje infelizmente são cristãos 
infelizes, desesperados, sendo influenciados quando deveriam influenciar

 

Como podemos mudar este triste quadro? 

Como podemos ter uma igreja vibrante, alegre e que tenha o privilégio de gozar das bênçãos de Deus?

 

A resposta é: PROMOVENDO UM VERDADEIRO REAVIVAMENTO.

 

I - O QUE É AVIVAMENTO?

Dicionário Aurélio: avivamento é definido com o ato ou efeito de avivar, tornar mais vivo, mas nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.

 

Mas o que avivamento significa dentro do contexto que vivemos - a Igreja de Jesus?

 

1- Primeiramente o avivamento nos fala de "RETORNAR"!

No Salmos 85.6 lemos: Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? Este texto nos indica a idéia da necessidade de uma recuperação. Nos fala de sairmos de um estado de apatia e inércia para uma vida de alegria e significado. A idéia de um retorno a uma vida que só é experimentada na lembrança do passado – distante da realidade presente. Esta vida é possível, mas foi perdida em algum lugar da existência da fé.

 

2- Em segundo lugar nos fala de "RESTAURAR"! (Salmo 126.4)

“Faze-nos regressar outra vez do cativeiro, Senhor, como as correntes no sul”

O avivamento restaura verdades. Restaura aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto o avivamento é uma recuperação daquilo que esta esquecido, obscurecido. O avivamento reparar o altar da nossa vida. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor do Reino e pelas coisas do Reino.

 

3- Em terceiro lugar avivamento nos fala de "RESTITUIR"! (Sl 51.12)

“Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer”

É a restituição de um entusiasmo rejuvenescido; de um andar em santidade. O avivamento é a volta de uma vida de credibilidade! Isto é mais que grandes concentrações, mas que "êxtase pentecostal"; mais que uma experiência com o sobre natural, mais ainda do que milhares de gente se agregando as igrejas evangélicas. É mais que o testemunhar das mudanças sociais que ocorrem – novos apartamentos, novos carros, novos empregos e novas empresas. "Avivamento é uma operação do Espírito de Deus, entre seu povo". É Deus agindo em sua igreja. É a volta do culto verdadeiro, da adoração genuína, da contrição de coração É mais que um ensinar teórico. É a prática – a vida. É o povo pregando o que na vida já fazem! É esta vida que o avivamento pode restituir!

 

II. PASSOS PARA UM REAVIVAMENTO. 

 

1. Espirito de Oração – Jr. 29.13 (Buscar-me eis..)

2. Sincera Conversão (Mudança de vida e atitudes)

Vezes demais nós nos parecemos com os cristãos de Laodicéia, que estavam cegos para as suas necessidades espirituais: “Dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Ap 3.17).

  • O profeta Isaías disse: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo seus pensamentos; converta-se ao Senhor” (Is 55.6,7).
  • “Desembaracemo-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, e corramos com perseverança a carreira da fé, Jesus” (Hb 12.1,2).

 

3. Espírito abnegado e generalizado Trabalho Missionário.

(At 1:8) - Salvos para salvar. 

  • O ditado é certo: “Crente que não trabalha dá trabalho”. 

 

Ilust. Há mais de 100 anos dois jovens estavam conversando, na Irlanda. Um deles disse: “O mundo ainda há de ver o que Deus pode fazer com alguém totalmente consagrado a Ele”. O outro meditou sobre estas palavras durante semanas. Elas não o soltaram mais, até que um dia ele disse: “Pelo Espírito Santo eu serei este homem”. 

Hoje os historiadores dizem que ele tocou dois continentes por Cristo. Seu nome: Dwight L. Moody. 


4. Banir o espírito de discórdia. (At. 1.14, 2.44).

 

III. OS RESULTADOS DE REAVIVAMENTO. 

1. Haverá uma nova maneira de ver a majestade de Deus. (Jo 3.16 e 18) Amor + Justiça.

2. Haverá ênfase na necessidade de arrependimento, fé e novo 
nascimento.

3. Haverá alegria na salvação. (Sal. 96:1, 85:5)

4. Haverá uma nova compreensão da nossa responsabilidade pela 
evangelização do mundo. 

5. Haverá cada vez mais manifestações dos dons e do fruto do 
Espírito.

 

CONCLUSÃO

É tempo de despertarmos e fazermos um pouco mais para que logo o Senhor retorne e possamos finalmente estarmos com ele nas mansões celestiais. É tempo de avivamento!

 

Quero ver as mãos de quantos querem neste dia dizer: Senhor REAVIVA a minha VIDA para que eu possa fazer um pouco mais para a tua glória e honra.